Cirurgia para Impotência Masculina

 

Se o seu médico verificar que todos os tratamentos para a impotência ou disfunção erétil falharam, ele poderá recomendar a cirurgia. A cirurgia peniana é efectuada somente se você tiver disfunção erétil severa e não responder positivamente aos tratamentos convencionais. A cirurgia para impotência masculina pode ser dividida em duas categorias:

 

  • Colocação de um implante (prótese) no pénis
  • Cirurgia vascular reconstrutiva, para melhorar a circulação sanguínea

 

Os implantes penianos ou as próteses ajudam a restaurar a firmeza perdida nos homens com disfunção erétil. Existem dois tipos de implantes, nomeadamente os maleáveis e os infláveis. Os maleáveis consistem de um par de hastes ajustáveis ​​colocadas dentro do pênis. Você move manualmente o seu pénis e, consequentemente, as hastes, para uma posição adequada para a relação sexual. Estes implantes não afectam o tamanho do pénis. Por sua vez, os implantes infláveis consistem de um par de tubos colocados dentro do pénis, que são ligados a uma bomba que fica dentro do escroto. Você comprime a bomba para obter uma erecção. Estes implantes também ajudam a aumentar ligeiramente a espessura e comprimento.

Quando você recebe um implante penial, você tem sempre de usar o mesmo para obter uma erecção. Os implantes podem causar infecção em alguns homens. Homens que sofrem de determinadas condições médicas, como infecções urinárias, não devem optar pela prótese. Fale com o seu médico de potenciais efeitos secundários associados a esta cirurgia.

 

A cirurgia vascular reconstrutiva pode ser feita para reparar bloqueios nos vasos sanguíneos e melhorar a circulação sanguínea ou para bloquear certas veias, de modos a prevenir que o sangue saie do pénis e tecidos circundantes.

A reparação dos vasos sanguíneos obtém melhores resultados, quando efectuada em homens jovens que têm ligeiros bloqueios devido a lesões. Este tipo de cirurgia, geralmente, não é eficaz em homens mais velhos, que tendem a ter bloqueios maiores.

O bloqueio das veias é precisamente o oposto da reparação dos vasos sanguíneos no pénis. Neste caso, uma veia é bloqueada de forma intencional, para reduzir a perda de sangue do pénis e tecidos circundantes. A perda de sangue no pénis pode levar a um decrescimento da firmeza. Todavia, este procedimento raramente é usado, pois a sua eficácia a longo prazo ainda é desconhecida.