Impotência na Adolescência

 

A impotência masculina, embora seja comum em idosos, também pode atingir um homem na adolescência. Definido como a incapacidade de manter um pénis erecto, a impotência ou disfunção erétil pode ocorrer devido a várias causas. Tratar esta desordem durante a adolescência é importante para o futuro da saúde da sua vida sexual. Descobrir a causa da impotência geralmente é um factor decisivo para escolher entre as diferentes modalidades de tratamento disponíveis.

 

Ansiedade em Relação à Performance

Um adolescente que tem sua primeira relação sexual está apto a sofrer de ansiedade em relação à performance, geralmente devido a pensar que a sua parceira tem expectativas elevadas da sua performance sexual. Se ele tem uma primeira má experiência, esta ansiedade pode aumentar em futuras tentativas sexuais. Auto-estima pobre pode também leva a ansiedade. Segundo estudos, este tipo de ansiedade faz com que o cérebro liberte químicos que causam constrição nos músculos dentro dos vasos sanguíneos que normalmente engrossam o pénis, tornando uma erecção impossível ou díficil.

 

Culpa

A culpa pode ser uma autêntica praga para um adolescente, quando for ter uma relação sexual com uma parceira. A culpa pode ser relacionada com a identidade da sua parceira, como uma prima ou amiga da sua namorada. Muitas vezes, contudo, a culpa é uma manifestação de ter sido ensinado que o sexo é algo "sujo" ou "errado" pela sua família ou mesmo figuras como autoridades religiosas.

 

Bloqueio dos Vasos Sanguíneos

Alguma disfunção erétil dos adolescentes deve-se ao bloqueio dos vasos sanguíneos. Testes com um ultrasom podem determinar se existe realmente algum bloqueio.

 

 

Baixos Níveis de Testosterona

Esta hormona sexual desempenha um papel fundamental no processo erétil. Alguns adolescentes masculinos têm baixos níveis de testosterona, o que pode causar impotência ocasional ou mesmo total. Ocasionalmente, níveis baixos de testosterona num homem deve-se ao uso de drogas numa tentativa de aumentar a massa muscular ou força. Um teste sanguíneo pode determinar se existe um nível baixo desta hormona.

 

Ciclismo Excessivo

O excesso de ciclismo pode causar danos na zona genital, levando à impotência. O número de horas que pode ser gasto em ciclismo antes que ocorra alguma lesão, depende do tipo de banco e do tipo de bicicleta.

 

Antidepressivos

Alguns medicamentos, especialmente antidepressivos, podem causar a impotência masculina. Fale com o seu médico se achar que o medicamento que está a tomar pode estar a interferir com a sua erecção.

 

Alcoolismo

O alcoolismo pode causar a disfunção erétil. No entanto, o abuso de outras drogas pode também provocar a impotência masculina.