Exame e Diagnóstico da Impotência Masculina

 

Por vezes, um exame físico é o suficiente para um médico efectuar um diagnóstico e recomendar-lhe a melhor forma de tratamento para a impotência sexual masculina. Se o seu médico suspeita que existem problemas subjacentes envolvidos ou que tem problemas de saúde crónicos, você pode necessitar de efectuar mais testes ou mesmo consultar um especialista.

 

Os testes mais comuns incluem:

 

  • Exame físico - Este pode incluir uma examinação rigorosa do seu pénis e testículos e analisar os seus nervos em termos de sensibilidade.

 

  • Exame sanguíneo - É retirada uma amostra do seu sangue, a qual é enviada para análise num laboratório. Este exame pretende verificar sinais de doenças no coração, diabetes, níveis baixos de testosterona e outros problemas de saúde.

 

  • Testes à urina - Tal como os testes sanguíneos, os testes à urina permitem procurar sinais de diabetes e outras condições de saúde.

 

  • Ultrasom - Este exame pode verificar o nível de fluxo de sangue para o seu pénis. Este teste envolve o uso de um dispositivo que é colocado sob os vasos sanguíneos que fornecem sangue para o pénis. Ele cria uma imagem em vídeo para o médico poder verificar se existe alguma espécie de problema em termos de circulação sanguínea. Por vezes, esse teste é feito em combinação com uma injecção de medicamentos no seu pénis, para determinar se o fluxo de sangue aumenta normalmente.

 

  • Teste nocturno à erecção - A maior parte dos homens tem erecções durante o sono sem se lembrarem das mesmas. Este teste simples envolve o uso de uma fita especial que é colocada em volta do pénis antes de você ir para a cama. Se a fita estiver separada na manhã seguinte, significa que o seu pénis esteve erecto em certo ponto durante a noite. Isto indica que causa da sua disfunção erétil provavelmente é psicológica e não física. 

 

  • Exame psicológico - O seu médico poderá perguntar-lhe algumas questões, para verificar se existem sinais de depressão ou outras possíveis causas psicológicas que fomentam a impotência sexual.