Bomba Peniana
A bomba peniana é um dispositivo constritivo a vácuo que os homens com sintomas de impotência masculina ou disfunção erétil utilizam para ter e manter uma erecção. A bomba peniana consiste de um cilindro em acrílico com uma bomba que é colocada directamente no pénis até à base do mesmo. O cilindro e a respectiva bomba são usados em simultâneo para criar vácuo, de modos a ajudar o pénis a ficar erecto. O anel ou banda constritiva que são colocados no cilindro ajudam a manter a erecção.
Como Funciona a Bomba Peniana
Para usar a bomba peniana:
- Coloque a bomba, que pode funcionar manualmente ou com baterias, sob o pénis
- Bombeie o ar para fora do cilindro, para que seja criado um efeito de vácuo. O vácuo permite que o sangue vá para a parte superior do pénis, causando inchaço e, por último, a erecção
- Quando o pénis estiver erecto, com a ajuda de lubrificante, deslize a banda para a parte inferior do pénis
- Remova a bomba, após libertar o vácuo
A relação sexual pode ser tentada com a banda constritora colocada, para ajudar a manter a erecção. A banda pode estar colocada, com segurança, durante cerca de 30 minutos, para permitir a relação sexual. Verifique se o aparelho que adquirir tem a funcionalidade de libertar rapidamente o vácuo, para impedir lesões no pénis.
Estudos sugerem que cerca de 50% a 80% dos homens estão satisfeitos com os resultados facultados pelas bombas penianas. Como qualquer outro método de tratamento para a disfunção erétil, a taxa de satisfação pode diminuir com o tempo.
Quem Deve Usar as Bombas Penianas?
Estes aparelhos de constrição a vácuo são seguros e podem ser usados por pacientes com disfunção erétil causada por diversas condições, que incluem:
- Baixo fluxo de sangue para o pénis
- Diabetes
- Cirurgia para cancro da próstata ou cólon
- Assuntos psicológicos, como a ansiedade ou depressão
Os aparelhos de constrição a vácuo não devem ser usados por homens com certos tipos de desordens, como o priapismo, que é uma erecção prolongada e, por vezes, dolorosa, que pode durar várias horas.
Efeitos Secundários das Bombas Penianas
Uma erecção obtida por um aparelho de constrição a vácuo não é a mesma que é obtida de forma natural. O pénis tende a adquirir uma cor púrpura e pode ficar frio ou dormente. Outros efeitos secundários podem incluir:
- Uma marca escura e azul ou pequena área dorida na base do pénis. Geralmente, desvanece em poucos dias.
- Decrescimento na força da ejaculação devido à banda constritiva. Isto não é perigoso e, geralmente, não causa dor, nem interfere com o prazer associado ao orgasmo.