O que significa disfunção erétil ?

 

A disfunção erétil, também conhecida como impotência, significa ou descreve a incapacidade de um homem de atingir ou manter uma erecção do pénis suficiente para usufruir de uma relação sexual mutuamente satisfatória com a sua parceira.

Por si só, a disfunção erétil não é uma doença, mas sim um sinal de que pode haver outro problema. A disfunção erétil é uma condição que afecta cerca de 50% dos homens, em algum ponto da sua vida. Metade dos homens com uma idade entre os 40 e os 70 anos já experienciaram algum episódio de impotência, embora só uma pequena percentagem tenha procurado ajuda médica.

A disfunção sexual pode, por vezes, ser causada por desordens como a diabetes, pressão arterial elevada, doenças vasculares, doenças do coração, desordens ao nível do sistema nervoso, depressão, bem como ainda por efeitos secundários indesejáveis de alguns medicamentos. A impotência sexual masculina pode ser um sintoma desses problemas, que acabam por levar a uma ida ao consultório médico.

A função e saúde sexual são importantes na determinação da qualidade de vida de um homem. À maneira que os homens envelhecem, podem ocorrer problemas ou desordens como a disfunção erétil. Como o assunto tem sido debatido nos meios de comunicação, tanto os homens como as mulheres de todas as idades procuram ajuda médica, de modos a melhorar as suas relações e experienciar uma intimidade sexual na sua plenitude, bem como de uma qualidade de vida satisfatória.