Como falar com o seu médico sobre a impotência?

 

No que concerne à impotência masculina / disfunção erétil, sabemos que é um assunto delicado, pelo que o seu médico deve ser senvível às suas preocupações, de modos a que você esteja confortável no momento de partilhar estes detalhes intímos da sua vida privada. De qualquer forma, deve falar abertamente sobre o seu problema. 

 

  Fale com o seu médico sem receios.

 

Disponibilize tempo suficiente para uma consulta abrangente, para que o seu médico tenha tempo suficiente de fazer um exame físico, bem como de uma entrevista. O primeiro passo para gestão médica da disfunção erétil é falar sobre o seu histórial médico, sexual e até psicossocial.

  • O seu médico vai-lhe perguntar se tem dificuldade em obter uma ereção, se a mesma é suficiente para a penetração, se a ereção pode ser mantida, se ocorre a ejaculação, e se ambos os parceiros têm uma relação sexual satisfatória.
  • O seu médico irá querer saber todos os medicamentos que tomou no seu passado recente, o que inclui também vitaminas e outros suplementos dietéticos.
  • Fale com o seu médico sobre o (eventual) consumo de tabaco, álcool, cafeína, bem como sobre o recurso a quaisquer drogas ilícitas.
  • O seu médico irá procurar indícios de depressão. Você irá ser inquirido sobre a sua libido (desejo sexual), sobre quaisquer problemas ou tensões que possam estar afectando a sua relação sexual, insómnias, nervosismo, ansiedade, stress, etc.
  • Você será também inquirido sobre a sua relação com a sua parceira sexual. A sua parceira sabe que você está procurando ajuda para este problema? Se sim, ela aprova? Esse assunto é debatido entre vocês? A sua parceira está disposta a participar consigo no processo de tratamento?

 

O seu médico precisa de saber essas respostas, para que assim possa discutir consigo o melhor plano de tratamento.

É também necessário um exame físico. O médico irá conferir particular atenção à zona dos genitais, mas também ao sistema nervoso, vascular e urinário. A sua pressão arterial será também analisada, porque vários estudos demonstraram existir uma relação entre a pressão arterial alta com a disfunção erétil.

O exame físico irá confirmar informação que você facultou ao médico no seu historial clínico e poderá ajudar a revelar desordens como a diabetes, doenças vasculares, problemas ou danos no pénis ou nos testículos, baixa produção de hormonas masculinas e eventuais desordens na próstata.

Você poderá usufruir de uma ereção satisfatória e de saúde sexual e trabalhar com o seu médico ou especialista, como um urologista, é a melhor opção para ter ajuda.