Como é que o homem consegue uma ereção?
Para um homem ter uma ereção, acontece um processo complexo dentro do seu corpo. Vejamos abaixo como o homem consegue ter uma ereção:
- A ereção envolve o sistema nervoso central, o sistema nervoso periférico, hormonas, aspectos psicológicos e relacionados com o stress, problemas locais com os corpos que provocam a ereção no pénis, fluxo do sangue ou circulação, etc. A porção (digamos) penial do processo que leva à ereção representa somente uma única componente de um processo complicado e complexo.
- As ereções ocorrem em resposta ao toque, ao cheiro, e estimulos visuais que despoletam ou ativam um caminho no cérebro. A informação viaja pelo cérebro até aos sistemas nervoso da coluna, onde as fibras nervosas primárias ligam-se ao pénis e regulam o fluxo de sangue durante e após a ereção.
- O estímulo sexual causa a libertação de químicos nas terminações nervosas no pénis, que despoletam uma série de eventos que, em último caso, causam o relaxamento nos músculos nos corpos da ereção do pénis. O músculo macio nesses corpos controla o fluxo de sangue para o pénis. Quando este músculo relaxa, o fluxo de sangue aumenta substancialmente, fazendo com que os corpos da ereção fiquem cheios e rígidos, isto é, resultando numa ereção. Os canais venosos que normalmente drenam o sangue são comprimidos e fecham quando os corpos se ampliam.
- Detumescência (quando o pénis já não está num estado de ereção) resulta de quando os químicos que relaxam os músculos já não são libertados. A ejaculação faz com que os tecidos macios dos músculos da ereção no pénis reganhem o tom muscular, o que permite a abertura dos canais que fazem a drenagem do sangue. Quando esse sangue extra é drenado dos corpos da ereção, a ereção perde a sua rigidez e o pénis regressa ao seu estado original de flacidez.
A impotência/disfunção erétil ocorre quando este processo não progride normalmente. É uma atividade física e mental, pelo que é importante ter em linha de conta que o seu parceiro/a sexual desempenha um papel integral.