Como Evitar a Impotência

 

A impotência masculina ou, se quisermos, a disfunção erétil é a incapacidade recorrente de ter ou manter uma erecção durante tempo suficiente para usufruir de uma relação sexual em toda a sua plenitude. Apesar da impotência masculina geralmente ocorrer ou ser resultado de uma idade avançada, pois a partir dos 65 anos a percentagem de homens que sofrem de impotência aumenta substancialmente, esta não está associada somente à idade. A impotência masculina pode ser evitada e, na maior parte dos casos, tratada, quando a prevenção falhou. Se não for tratada, a impotência pode prejudicar a qualidade de vida do homem e da sua parceira. Abaixo seguem algumas dicas sobre como evitar e tratar a impotência:

 

  • Se fuma, pare imediatamente. O fumo e o tabaco contém substâncias que a longo prazo fomentam a impotência. Isto acontece porque o fumo e o tabaco provocam a vasoconstrição, o que contribui para o aparecimento de bloqueios que levam à disfunção erétil.

 

  • Vigie e controle o seu nível de açúcar no sangue. A impotência ou disfunção erétil é uma complicação comum associada à diabetes. Na realidade, a diabetes é umas das maiores causas da disfunção. Contudo, você pode reduzir o risco de desenvolver a impotência, prevenindo a mesma de piorar e, em muitos casos, tratar a mesma eficazmente através do tratamento da causa, a diabetes.

 

  • Fale com o seu médico sem embaraço. A impotência masculina é mais comum do que julga. Cerca de 80% dos homens que têm diabetes desenvolvem um certo nível de impotência, a qual aintige não só homens de idades iguais ou superior a 65 anos, mas mesmo homens que estão nos seus 30 anos.

 

  • Tenha um estilo de vida saudável. Perca o peso excessivo e aumente a sua actividade física diária, o que o pode ajudar a recuperar a o seu funcionamento sexual sem recurso aos tratamentos médicos tradicionais.

 

  • Se as alterações ao estilo de vida e a psicoterapia não resultarem, você pode ponderar sobre o uso de tratamentos orais ou injecções para tratar a impotência/disfunção erétil. Medicamentos orais como o Viagra ajudam a melhorar a resposta à estimulação sexual, enquanto que os medicamentos injectados directamente no pénis, fazem com que o mesmo se encha de sangue, imitando a reacção de uma erecção.